quarta-feira, 2 de junho de 2010

Em 1954, quando a comunidade japonesa no Brasil ainda estava sob a influência das turbulências do pós-guerra, foi comemorado o IV Centenário da cidade de São Paulo, com a participação das colônias estrangeiras de cada país. A comunidade japonesa, a exemplo das outras, organizou também a Comissão de Japoneses para as festividades do IV Centenário de São Paulo, construindo o pavilhão japonês no Parque do Ibirapuera, e doando-o à cidade de São Paulo.
Foram necessários 10 anos para que a comunidade japonesa se restabelecesse das conseqüências da guerra, estabelecendo uma ordem e organizando-se em uma entidade maciça.
Com o término das festividades, a Comissão de japoneses deveria ser dissolvida, mas revelando-se a união conseguida, resolveu criar-se uma entidade representativa, que mais tarde passou a ser denominada de Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa.
Desde então, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, também conhecida como Bunkyo ("centro cultural" em japonês) continua a atuar até hoje como a principal entidade cultural da comunidade japonesa, bem como sua entidade representativa.
Atualmente, o edifício que constitui a sede consta de um prédio de 8 andares e de um prédio novo (com ginásio poliesportivo, biblioteca, pequeno auditório, sala de exposição, estacionamento), inaugurado em 1988, possuindo ao todo 15.000 m².

Um comentário: